Creluz amplia capacidade de resposta com nova fase do Plano de Contingência Ativa
Cooperativa avança em projeto estratégico para continuidade de serviços em situações críticas
15/08/2025 20:14 por Creluz

Foto: Divulgação

Dando continuidade ao seu compromisso com a excelência no atendimento aos associados e a segurança do sistema elétrico, a Creluz iniciou uma nova e importante etapa do Plano de Contingência Ativa. No dia 6 de agosto de 2025, os gerentes Fernando Fiorentin (Área Administrativa) e Henrique Berlatto da Rosa (Recursos Humanos) reuniram-se com colaboradores da Base Operacional de Palmeira das Missões para apresentar as ações estratégicas que integram o plano de contingência da cooperativa.
De forma inovadora e pioneira no setor elétrico cooperativo, a Creluz está ativando um novo Centro de Operação Integrado (COI), que terá papel fundamental na gestão e monitoramento do sistema elétrico da cooperativa — incluindo geração, distribuição e controle de ativos críticos, como subestações, usinas e equipamentos especiais. A iniciativa fortalece a capacidade da Creluz para responder a eventos climáticos extremos e aprimorar o gerenciamento de um sistema cada vez mais complexo com a entrada de recursos energéticos distribuídos.
Atuação integrada
A nova estrutura representa a segunda fase do Plano de Contingência Ativa, que prevê a atuação simultânea e integrada de dois Call Centers e dois Centros de Operação, localizados em Rodeio Bonito e Palmeira das Missões.
A Fase A do plano entrou em operação no dia 1º de maio de 2025, com a ativação do segundo Call Center. Já a Fase B foca no novo Centro de Operação em Palmeira das Missões está previsto para iniciar suas atividades a partir do dia 18 de agosto. Juntas, essas unidades fortalecem a resiliência e a continuidade operacional da cooperativa frente a cenários de crise.
Investimentos em estrutura, tecnologia e equipes
Para alcançar esse novo patamar de robustez e confiabilidade no sistema elétrico, a Creluz tem promovido investimentos constantes em infraestrutura física, modernização tecnológica, capacitação da equipe técnica e aprimoramento dos processos operacionais.
O presidente da cooperativa, Elemar Battisti, destaca que os investimentos contemplam a triplicação dos data centers, ampliação de canais de atendimento telefônico via 0800, duplicação dos Call Centers e Centros de Operação, fortalecimento das equipes operacionais — com viaturas leves, pesadas e de linha viva — além da ampliação de subestações e bases operacionais. “Estamos investindo fortemente para garantir excelência no atendimento aos nossos associados e resiliência diante dos desafios que o setor elétrico enfrenta, especialmente diante de eventos climáticos extremos”, afirma Battisti.
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